Atelier Carmen F. Fonseca

 

 

 

 

DEPOIMENTOS

 

 

Nós estamos aqui, em uma noite muito feliz, que é o lançamento da Carmen Fonseca, com essas pinturas belíssimas que ela fez sobre São Paulo. E quando eu e o Alexandre, Alexandre Fantin, Eduardo Siqueira, fizemos essa sala Camargo Guarnieri que, na realidade, veio a se tornar a sala VIP da Sala São Paulo, do Complexo Júlio Prestes, a gente queria muito encontrar uma pintora que realmente retratasse aquilo que São Paulo tem mais de bonito, que são suas esculturas, então o Theatro Municipal, Estádio do Pacaembu, a Ponte Estaiada, mais moderna, e outras raridades que a gente ainda encontra por aí. E, quando encontramos a Carmen, foi muito feliz, junto a seu curador Fábio Porchat, foi muito feliz porque a gente conseguiu realmente complementar essa arquitetura interna que nós fizemos, com aquilo que a gente sonhava desde o começo.

 

Eduardo Siqueira

Arquiteto

 

 

Para nós é um prazer, ter descoberto o trabalho dela, com essa iconografia de São Paulo, totalmente tematizada, enaltecendo a nossa cidade.

 

Alexandre Fantin

Arquiteto

 

 

A pintura iconográfica de Carmen Fonseca é sui generis, porque ela, além de retratar com hiper-realismo de rara beleza os monumentos, os prédios em pauta, Carmen imprime a sua marca, imprime o seu traço, o seu traço negro sobre um fundo suprematista.

É considerada uma das grandes pintoras iconográficas do Brasil.

 

Fábio Porchat

Curador

 

 

Carmen Fonseca é a história de São Paulo, o que ela fez desses trabalhos iconográficos, são uma maravilha e que não tem tamanho. Ela é uma excelente artista.

 

Mario Capelluto

Empreendedor Cultural

 

 

Achei a sacada muito esperta, a brincadeira das cores da bandeira de São Paulo. E o vermelho ser um detalhe, ser quase que a CEREJA, literalmente a cereja vermelha desse sundae, e isso eu achei muito interessante. E descobrir em cada quadro, aonde é que o vermelho ia tá, eu achei isso uma brincadeira dentro dessa exposição e, achei isso muito bacana.

Claro, além de tudo ser muito bonito e ser muito bem retratado, mas eu falo assim, como o a mais, acho que isso que dá, são as camadas do quadro, para o artista cada vez mais se superar, o estofo de cada camada é uma camada. Então, Carmen, parabéns e eu já quero ver a próxima, quero a próxima, quero a do Rio de Janeiro.

 

Fábio Porchat

Ator - Humorista - Produtor

 

 

Querida Carmen é um prazer desusado para mim, sempre poder fazer essa parceria com você, ser curador das suas obras, uma das coisas mais gratificantes, que cabe na profissão de um curador de arte, portanto meu beijo grande para você, e em cada uma das suas obras, porque cada uma delas representa São Paulo, representa a arte e a cultura no Brasil.

 

Fábio Porchat

Curador

 

 

Mana, parabéns pela exposição tão linda. Ela traduz muito bem o seu trabalho, que é maravilhoso. Parabéns! Eu queria, em nome da família, desejar muito sucesso para você, que a gente te ama muito. Um beijo.

 

Thiago Abud Fonseca

Agrônomo

 

 

A Carmen Fonseca é uma grande artista e é muito importante para essa geração nova saber que, uma grande artista tem que ter base, tem que ter “metier”. É o que ela esbanja, é um trabalho interessantíssimo, importante para São Paulo e é maravilhoso, no dia da Fundação de São Paulo, ter essa obra que descreve São Paulo nos diversos aspectos. Então, é muito importante tem construção, tem “metier”, sabe desenhar, sabe pintar, por isso que ela é uma artista muito importante para São Paulo e para o Brasil.

 

Caciporé Torres

Escultor

 

 

Foi um grande prazer conhecer a Carmen e o trabalho dela. Eu não esperava uma coisa tão bela, assim tão sugestiva, a respeito de São Paulo. Depois a Carmen é uma pessoa muito interessante, cheia de vida, de interesses, de coisas, olha foi uma das exposições que mais me agradaram ultimamente aqui no Paulistano.

 

Giselda Penteado Di Guglielmo

Diretora Cultural do Clube Athletico Paulistano e Escritora

 

 

Olha, eu admirei o trabalho dela em homenagem a cidade de São Paulo. É importante você realmente admirar e prestigiar o lugar onde você vive e aonde você vence. E ela é uma vencedora. Muito obrigada.

 

Esther Angrisani

Empresária

 

 

Eu quero parabenizar você por essa exposição belíssima. Cada trabalho mais lindo que o outro, uma técnica especial, uma retratação dos lugares lindíssima, olha Parabéns!! Deus te abençoe. Que você tenha muito sucesso nesta e em todas as exposições.

Eu fiquei muito feliz de ter você nas minhas exposições, prestigiando os espaços, e muito feliz de estar hoje aqui com você, compartilhando com essa alegria.

Lindo, lindos seus trabalhos, maravilhosos! Muito sucesso desejo a você, de coração.

E que fique aqui registrada a minha admiração por você, e, não tenho palavras para dizer... Parabéns! Maravilhosos seus trabalhos! Lindíssimo! Parabéns!

 

Vera Figueiredo

Curadora

 

 

Mais do que uma exposição, achei uma sacada muito boa, Sampa do Rio, essa brincadeira, essa rixa que tem entre cariocas e paulistas acho que, no fundo, se expressa também nesses quadros.

Muito impressionante, parece que a pessoa desenhou a lápis e não, Carmen fez isso em óleo sobre tela, então vale a pena, achei um sucesso. Fico feliz de todos pontos, porque eu, apesar de carioca, passei dezenove anos de minha vida, minha infância quase em São Paulo. Esses pontos turísticos também são marcantes na minha cabeça, na minha infância, então é bom relembrá-los de forma tão genial.

 

Fábio Porchat

Ator - Humorista - Produtor

 

 

Cara Carmen, estou com saudades  de suas risadas e de seu otimismo contagiante. Tenho acompanhado sua lista de sucessos com exposições, publicações e tenho a certeza muitas outras coisas boas nas quais você está sempre envolvida. Por tudo isto a felicito !!!

Grande abraço do Wilber

 

Wilber Marques Antunes

Ex Vice Presidente da Nestlé Brasil

 

Splendida Mostra da una Splendida Artista

 

Salvo Pogliese

Prefeito de Catania, Sicília, Itália

 

 

 

Top of Page